P.Alegre de 40 a 45


Viaduto Otávio Rocha na Av.Borges de Medeiros
Em 1940, o município de Porto Alegre contava com cerca de 385 mil habitantes e seus índices de crescimento eram positivos para a indústria, a construção civil, a educação, a saúde, a eletrificação, o saneamento, o movimento portuário, os transportes e as obras de urbanização.
.
A ligação rodoviária e aérea com o centro do Brasil foi incrementada, e a rede ferroviária para o interior do estado se expandia.
.
Nesta altura a Rua da Praia, atual Rua dos Andaras, se tornara um dos pontos mais glamurosos da cidade, onde desfilava a elite entre cinemas, cafés e lojas de artigos finos.
.
Na verdade, nesta época pareceu se consagrar definitivamente o papel que a Rua da Praia já vinha desempenhando na cultura urbana desde muito antes, o de coluna vertebral e principal artéria de circulação de bens e ideias da cidade, centro aglutinador e irradiador de tendências e cultura, e emblema de identidade para os portoalegrenses.
 Em 1940, Foto da ponte de pedra no Arroi Diluvio.

 .
Rua Marechal Floriano em 1941
Em 1941, em Porto Alegre, após a grande enchente a indústria gaúcha precisava de ajuda, A. J. Renner, terceiro presidente da futura FIERGS, apelou aos governos federal, estadual e municipal e a CNI, e foi atendido.
.
As indústrias paulistas tinham maiores vantagens que a gaúcha afetada pelo racionamento e o esforço de guerra.
.
No final de 1941, O intendente Loureiro da Silva inicia as obras de retificação do Arroio Dilúvio (antigo Riacho), projetadas em 1939, entre as avenidas João Pessoa e Praia de Belas, antes de receber recursos federais e ainda canalizou o Arroio Cascata.
.
Até 1942, foram feitas 204 desapropriações, e eliminou-se a Rua 28 de Setembro.
.
Duas dragas foram usadas para a retificação do arroio nos 1.300 metros do novo percurso.
.
Em 22 de novembro de 1941, no Rio de Janeiro é criado oficialmente através do decreto-lei nº 4.048 o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, onde A. J. Renner como presidente da CINFA – Centro da Indústria Fabril acompanhou todas as etapas da implantação das escolas para criar mão-de-obra industrial especializada.

As primeiras escolas do Rio Grande do Sul foram instaladas em Porto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Rio Grande.
.
Em 22 de agosto de 1942, no Brasil, após o afundamento do navio brasileiro Cabedelo torpedeado por submarino alemão (19 navios mercantes foram afundados).
.
O Brasil rompe relações diplomáticas com a Alemanha.
.
Praça da Alfândega
Em 13 de março de 1942, em Porto Alegre, os moradores do “4º.Distrito”, retiram as placas de ruas com nomes de países que compunham o Eixo (Alemanha, Itália, Japão) na 2ª Guerra Mundial, substituindo-as por placas com os nomes dos navios brasileiros afundados pelos submarinos alemães: Taubaté, Olinda, Arabutã, Cairú, etc.
.
Em 26 de julho de 1942, em Porto Alegre é fundado a Sociedade Amigos da Vila Assunção – SAVA, na margem do Guaíba, na Vila Assunção, zona sul da cidade, limite sul da Vila dos Pescadores (atual Villa Guayba), junto a Avenida Guaíba.
.
Em 15 de agosto de 1942, em Porto Alegre, surgiu a notícia de que um submarino alemão U-507 havia torpedeado e afundado o navio mercante de bandeira brasileira Baapendi, matando 270 tripulantes no litoral do Nordeste brasileiro, foi à gota d’água, o povo sai às ruas e exige do governo uma reação.
.
Em 18 e 19 de agosto de 1942, em Porto Alegre, pela notícia do afundamento do navio mercante brasileiro, a revolta revelou-se contra os alemães, italianos e seus descendentes (como já havia acontecido em abril de 1917 durante a Iª Guerra Mundial), justamente os responsáveis pelos setores mais dinâmicos da indústria da cidade, que  foram perseguidos e acusados de apoiar o inimigo (Reich Alemão).
.
A massa popular quebrou várias lojas do centro, baseada apenas no sobrenome; Renner, Krahe, Lyra, Guaspari, Stoduto.
Por ser repleta de alemães, Porto Alegre foi um dos epicentros da fúria popular.
.
O quebra-quebra se iniciou na Rua da Praia, na Confeitaria Woltmann e nas Casas Lyra, mas logo chegou às fábricas, seguindo pela Rua Voluntários da Pátria, como Neugebauer e Renner (que no ano anterior haviam sido atingidos pela enchente).
.
A Fundição Berta, do major Alberto Bins, que escapara em 1918, desta vez não foi poupada: - um dos invasores entrou no seu escritório e quebrou-lhe a escrivaninha. Pelo menos pediu licença, recordaria o major. Vários estabelecimentos ficaram destruídos ou avariados, e alguns nunca mais se recuperaram.
.
Há casos de meninos na escolas que pediram para pintar os cabelos loiros de negro e óculos escuros para esconder os olhos azuis.
.
O Brasil é pressionado a sair da neutralidade (pois não se tinha certeza de quem apoiar mesmo pendendo ao lado nazi-fascista), isto marca a passagem da influência inglesa para a norte-americana.
.
A indústria de Porto Alegre sofreu dois ataques entre maio de 1941 e agosto de 1942, primeiro a grande enchente, depois o ataque do povo, ou parcelas dele, tendo como alvos industriais e estabelecimentos comerciais de alemães e descendentes.
.
Em 22 de agosto de 1942, no Brasil, os presidentes Getúlio Vargas do Brasil e Franklin Roosevelt (EUA), após negociações, onde em troca da instalação da base militar em Natal (RN) os EUA emprestaram U$ 20 milhões, para construção da Usina Siderúrgica de Volta Redonda, que o Brasil já estava em tratativas anteriores para a instalação com a Alemanha.
O Brasil declara guerra contra o IIIº Reich Alemão e a Itália.
.
Já haviam sido afundados 36 navios brasileiros pela marinha e aeronáutica da Alemanha.
.
Com a declaração de guerra, o governo do Presidente Getúlio Vargas proibiu que se falasse em italiano, alemão e japonês, muitas pessoas não saiam de suas propriedades, pois mal falavam o português, e tinham medo de serem detidas ou agredidas.
.
A imprensa nacional ficou mais ágil e também mais americana, pela influência da base instalada em Natal (RN), surgiu o “Repórter Esso”, noticiário radiofônico em nível nacional, a Revista “O Cruzeiro” que fez uma cobertura dinâmica da luta na Europa e a participação do Brasil.

Em 18 de setembro de 1942, em Porto Alegre, é realizado o primeiro Ensaio Geral de Blecaute, como prevenção contra ataques aéreos.
As galerias abaixo no viaduto Otavio Rocha, junto a Avenida Borges de Medeiros, foram reservadas como bunker de proteção contra possíveis bombardeios.
.
Foram capturados espiões alemães, racionamento de produtos, principalmente importados da Europa e Ásia, mas o maior racionamento seria de gasolina, por esse motivo os carros circulavam utilizando “gasogênio” (aparelho que queima carvão como combustível).
.
Em 1943, em Porto Alegre, a nova Avenida Borges de Medeiros é concluída a segunda parte do arruamento, trecho sul entre a Rua Coronel Genuíno a Rua Praia de Belas.
.
É fundada por Paulo Pernau Fassel, as Tintas Corfix, empresa que nasceu do improviso, durante a IIª Guerra pela falta de material para suas pinturas artísticas, de forma caseira foi inventando suas colorações, que começou a fornecer a amigos e por diante.
.
Em 1º de fevereiro de 1943, em Porto Alegre, é criada a Comissão Estadual de Energia Elétrica (CEEE), para corrigir as falhas do atendimento prestado pelas companhias estrangeiras que operavam na capital e no estado. A criação da CEEE elevou a capacidade geradora do estado.
.
Em 12 de abril de 1943, em Porto Alegre, um grupo de arrojadas mulheres, a maioria poetisas, fundaram a Academia Literária Feminina do RS, entre elas: - Lydia Moschetti, (mulher de impar realizações), Aura Pereira Nunes, Aurora Nunes Wagner, Aracy Froes, Alzira Freitas Tacques e Stella Brum (a mais jovem e a última a falecer em 1986).
.
Em 11 de setembro de 1943, em Porto Alegre, no Palácio Piratini assume como interventor federal o coronel Ernesto Dorneles (11.09.1943 - 01.11.1945), uma vez que o então interventor federal Cordeiro de Farias seguiu com a Força Expedicionária Brasileira – FEB para Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.
.
Em 15 de setembro de 1943, em Porto Alegre, José Loureiro da Silva, o último Intendente Municipal, passa o cargo de Prefeito para seu substituto (também nomeado) Antônio Brochado da Rocha.
.
Em 1944, em Porto Alegre, a Avenida Protásio Alves (atualmente a mais extensa radial com 14 km), iniciou-se o alargamento de 22 para 30 metros.
.
Em 18 de junho de 1944, em Porto Alegre, aconteceu a fusão das duas academias literárias, com o nome de Academia Rio Grandense de Letras.
.
Em 30 de junho de 1944, na noite, no Brasil, Rio de Janeiro (DF), em uma operação sigilosa, mais de 5 mil soldados embarcaram, no navio americano General Mann, com destino ainda desconhecido, era o primeiro contingente dos 23.334 homens e mulheres que sob o comando do general Mascarenhas de Morais, incorporaram ao 4º Corpo do Exército americano.
.
Em julho de 1944, no Brasil, após a organização da FEB – Força Expedicionária Brasileira, os soldados brasileiros desembarcaram na Itália (Europa), apoiados por aviadores da FAB – Força Aérea Brasileira, e forças norte-americanas.
.
Em 16 julho de 1944, em Porto Alegre, nasce Norberto Geraldi, filho primogênito de Alberto e Leonor Geraldi.
.
Em 1945, em Porto Alegre, o Club Walhalla, em conseqüência da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e a perseguição aos nomes germânicos, mudou o nome para Tênis Club Moinhos de Vento.
.
Em 08 de maio de 1945, na Europa, com a rendição do IIIº Reich Alemão, termina a IIª Guerra Mundial.
.
Os combates continuam no Pacífico Sul, entre o Japão e os Estados Unidos.
.
Em Porto Alegre, com a Paz os pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira), retornam as suas casas, são recebidos apoteoticamente como heóis,  com grandes desfiles e paradas, para delírio dos porto-alegrenses.
.
A FAB (Força Aérea Brasileira) retornou, depois de ter realizado mais de 400 missões.
.
O Brasil alinha-se ao chamado “Mundo Livre”, capitaneado pelos Estados Unidos, agora com grande influência no país, que em visita ao Brasil em Natal no Rio Grande do Norte, convidou Getúlio Dorneles Vargas, através do presidente Franklin Delano Roosevelt para o Brasil fazer parte da fundação da futura Organização das Nações Unidas, que chamou Getúlio Vargas: “dictador in defense of democracy” (ditador em defesa da democracia).