Filmes da época

O Grande ditador 
Ano: 1940
Direção: Charles Chaplin
Roteiro: Charles Chaplin
Gênero: Comédia/Drama/Guerra
Origem: Estados UnidosDuração: 124 minutosTipo: Longa-metragemSinopse: Em meio a Segunda Grande Guerra Mundial, judeus estavam sendo esmagados pelo preconceito alemão. Chaplin, genialmente, interpreta os dois protagonistas da história: o ditador Adenoid Hynkel (em clara referência a Hitler) e o barbeiro Judeu. Irônico e atrevido, este filme lhe causou sua expulsão dos Estados Unidos, mas criou também uma obra-prima única com uma das melhores mensagens anti-guerra já transmitidas ao homem. 

Rebecca - A Mulher Inesquecível
Ano: 1940
Direção: Alfred Hitchcock

Maxim leva sua nova esposa para Manderley, sua casa de campo em Cornwall, Inglaterra. No entanto, a jovem começa a se sentir uma estranha dentro da velha mansão, pois há relutância principalmente por parte da governanta, a Sra. Danvers ,em aceitar a jovem como a nova dona da casa. A governanta ainda vive obcecada com a beleza e sofisticação de Rebecca, e preserva o antigo quarto desta como um santuário. O primo de Rebecca, Jack Favell , que na verdade era um de seus amantes, ocasionalmente aparece na casa quando Maxim está ausente.
Maxim de Winter ainda enfrenta problemas após a morte de sua esposa Rebecca. Ele até se casa de novo, mas a nova mulher descobre que Rebecca está “presente” em cada canto da casa, particularmente na vida da senhora Denvers, a governanta, que quer fazer da vida da nova esposa um verdadeiro inferno.