Coisas de 40

 Motociclo BSA - Bantan 1940

O motociclo BSA Bantan 125 Déc.5º , com motor dois tempos foi o modelo mais vendido nos anos 40. A BSA encerrou as suas atividades em 1970.

 Dinheiro - Reis

 Dinheiro circulante no início da década - Nota de Um mil Reis.

 Calculadora manual Baby IDEAL X MAS GI - WM


Não é um brinquedo. Opera com apenas um
dedo. Adiciona, subtrai, multiplica e divide. Conta até 10 mil. Ideal para calcular o imposto de  renda ou uso escolar.


Teste gratuito, garantimos, ou seu dinheiro de volta em 10 dias.  Enviar nome e endereço.
Apenas $ 2,50 custo total,  não envie dinheiro agora, pague quando receber no correio.

Calculator Machine Company
CHICAGO, ILLINOIS - DEPT. 148, p BOX 1118
"
Dizia um anúncio da época.


Moderna central telefônica

Carro movido a gás

Na Inglaterra o racionamento de gasolina trouxe e volta o uso do gás de carvão como combustível em veículos. Em Londres e em outras cidades britânicas durante o período em que durou a segunda guerra mundial. O gás de carvão usado me lugar da gasolina, armazenado em um saco em cima do carro era levado ao motor através uma mangueira e consumido como combustível. Londres 1940.

Quadricicleta italiana

No início da década de 40 a Itália sofria um gande racionamento de gasolina, cujo uso era limitado aos casos de emergência. Nesta época muitos veículos movidos a energias alternativas foram inventados e produzidos como uma conseqüência deste rígido racionamento. Um destes veículos, movido a pedal, transportava uma família de até cinco pessoas dispostas a pedalar (foot-powered). Iália 1940.

Onibus movido a Gasogênio
Onibus interestadual - Paraná x Rio Grande do Sul - Movido a Gasogênio.
- Nesta época, devido a "Segunda Gerra Mundial" os combustíveis tradicionais estavam racionados, e o uso do Gasogênio era bastante difundido - O Gasogênio era basicamente uma mini usina produtora de gás de carvão, acoplada na trazeira dos veículos, que fornecia o gás necessário para o acionamento do motor do veículo. Década de 1940